| | | Paio Gomes Charinho |
| | | | - Dizem, senhor, ca dissestes por mi |  | | | que foi já temp'e que foi já sazom |  | | | que vos prazia d'oirdes entom | | | | em mi falar e que nom é já 'ssi. | | 5 | | - Dizem verdad', amigo, porque nom |  | | | entendia o que pois entendi. | | |  | | | - E, senhor, dizem, pero vos tal bem |  | | | quero que moiro, que rem nom me val, |  | | | ca vós dizedes dest'amor atal: |  | 10 | | que nunca vos ende senom mal vem. | | | | - Dizem verdad', amigo, e pois é mal, |  | | | nom i faledes, ca prol nom vos tem. | | |  | | | - Pero cuid'eu, fremosa mia senhor, |  | | | des que vos vi, que sempre me guardei | | 15 | | de vos fazer pesar. Mais que farei, |  | | | ca por vós moir'e nom hei d'al sabor? | | | | - Nom vos há prol, amigo, ca já sei | | | | o por que era todo o voss'amor. |
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| General note: Neste vivo diálogo entre o trovador e a sua dama, ele começa por lhe perguntar se é verdade o que ouviu: que ela tinha afirmado que já houve um tempo em que tinha prazer em ouvir falar dele, mas que esse tempo passou. Na sua primeira resposta, a dama confirma que é verdade e explica o motivo da mudança: porque percebe agora o que antes não percebia. O trovador acrescenta então o que também lhe disseram: que de nada lhe valerá o grande amor que tem por ela, porque ela afirma que desse amor só lhe vem mal. Mais uma vez a dama confirma ter dito isso, acrescentando que, sendo assim, o melhor é ele não lhe falar mais no assunto. O trovador fala então em sua própria defesa: se sempre, desde que a conheceu, evitou causar-lhe qualquer pesar, que fará sem ela? Mas a dama responde-lhe que não vale a pena ele defender-se assim, pois sabe muito bem qual era a verdadeira razão para o seu amor. Embora o diálogo se mantenha no plano genérico, depreende-se, pela última resposta da dama, que ela o acusa de querer apenas os seus favores, sem verdadeiramente a amar.
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General note
Description
Cantiga de Amor Mestria, dialogada Cobras singulares Finda (Learn more)
Manuscript sources
A 249
Musical versions
Originals
Unknown
Contrafactum
Unknown
Modern Composition or Recreation
Unknown
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