People referred

People referred in the cantigas

Lopo Gato



Description

Poderá tratar-se do rico-homem da corte de Afonso III (que o eleva a essa categoria), que foi tenente de Penalva (1270) e de Linhares (1272)1. Filho de Afonso Peres Gato e Urraca Fernandes de Lumiares, era irmão da D. Guiomar Afonso Gata, cantada por Rui Queimado. Mas, como o trovador afirma que este Gato é filho de uma freira, poderemos colocar a hipótese, se a referência não for meramente sarcástica, de se tratar antes de um filho bastardo de Afonso Peres, como sugerem Resende de Oliveira e Leontina Ventura (nota 26)2.


References

1 Pizarro, José Augusto (1999), Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias 1279-1325, vol. II, Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Universidade Moderna, p. 902, nota 4.
      Go to web page


2 Resende de Oliveira, António e Ventura, Leontina (2019), "O séquito dos Briteiros em meados do séc. XIII", in Guarecer. Revista eletrónica de estudos medievais, Porto.
      Go to web page


3 Pizarro, José Augusto (1999), Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias 1279-1325, vol. I, Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Universidade Moderna, p. 290, nota 13.
      Go to web page


Cantigas referring this person



Sedia-xi Dom Belpelho em ũa sa maison, Afonso Lopes de Baião
   (Line 57): e Lopo Gato, esse filho da freira,