| | | João Soares Somesso |
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| | | Se eu a mia senhor ousasse |
| | | por algũa cousa rogar, |
| | | rogar-lh'-ia que me leixasse |
 | | | u ela vivesse morar; |
 | 5 | | e rogar-lh'-ia outra rem: |
 | | | que o pesar que houvess'en |
 | | | que todavia mi o negasse, |
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 | | | por Deus, e que de mim pensasse, |
 | | | (de que nunca quiso pensar), |
 | 10 | | e de mia coita se nembrasse, |
| | | de que se nunca quis nembrar, |
| | | nem Deus, que mi a fez tam gram bem |
 | | | querer, per que perdi o sem, |
 | | | e nunca quis que o cobrasse. |
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| 15 | | E se m'ela, por Deus, mandasse |
| | | o que me nunca quis mandar |
| | | – que me nom foss'e que ficasse |
| | | ali u ela houvess'estar – |
| | | a mui gram coita 'm que me tem, |
 | 20 | | lhe perdõasse Deus por en |
| | | – e mais, se lh'ela mais rogasse! |
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| | | E cuid'eu que lhe perdõasse, |
| | | se quisess'ela perdõar |
 | | | a mim, e nom quant'al achasse |
| 25 | | que lh'eu fige, senom cuidar. |
 | | | E se lh'esto disser alguém |
 | | | que éste mal, diga-lhe quem |
| | | quis Deus fazer que nom cuidasse. |
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Nota geral: O trovador não ousa falar com a sua senhora. Mas, se ousasse, pedir-lhe-ia uma conjunto de coisas que explica ao longo da cantiga. Em primeiro lugar, pedir-lhe-ia que lhe permitisse viver perto dela, e que tentasse esconder o desagrado que esse proximidade eventualmente lhe causasse; pedir-lhe-ia também que cuidasse dele e se lembrasse do seu sofrimento - o que ela nunca fez, nem Deus, que, ao permitir que ele se apaixonasse, lhe fez perder irremediavelmente a razão. De resto, se ela lhe pedisse para não partir e para ficar sempre perto dela (o que nunca pediu), Deus deveria igualmente perdoar-lhe as dores que lhe faz sofrer - ou mesmo perdoar-lhe qualquer outra coisa que ela Lhe pedisse. O trovador está seguro que Deus a perdoaria, se ela lhe quisesse perdoar a ele, não algo errado que tenha feito, mas o simples facto de sempre pensar nela. E se porventura alguém a tentasse convencer que isto (pensar nela) é muito errado, ela deveria perguntar a essa pessoa se há no mundo alguém que não pense.
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