| | | Paio Soares de Taveirós |
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| | | Donas, veeredes a prol que lhi tem |
| | | de lhi saberem ca mi quer gram bem! |
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| | | Par Deus, donas, bem podedes jurar |
| | | do meu amigo, que mi fez pesar; |
| 5 | | mais Deus! E que cuida mi a gãar |
| | | de lhi saberem que mi quer gram bem? |
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| | | Sofrer-lh'-ei eu de me chamar senhor |
| | | nos cantares que fazia d'amor; |
| | | mais enmentou-me todo com sabor |
| 10 | | de lhi saberem que mi quer gram bem. |
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| | | Foi-m'el em seus cantares enmentar; |
| | | vedes ora se me dev'a queixar! |
| | | Ca se nom quis meu amigo guardar |
| | | de lhi saberem que mi quer gram bem. |
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Nota geral: Dirigindo-se a um grupo de donas, a donzela comenta, muito desagradada, o facto de o seu amigo, nos cantares de amor que lhe fez, ter revelado a toda a gente que gosta dela. Ela até suportará que ele lhe chame "senhora", mas ele foi muito para além disso: falou especificamente dela (mencionou-a). E que pensa ele ganhar com isso? pergunta. D. Carolina Michaelis sugeriu que a donzela se estaria aqui a referir à célebre (e polémica) cantiga "da garvaia", onde, de facto, a dama é muito concretamente identificada (como filha de um Paio Moniz). Mas não será esta a única possibilidade, já que em várias das suas cantigas de amor o trovador se afasta do tom abstratizante próprio do género e inclui referências concretas suscetíveis de permitir (aos seus contemporâneos) a identificação da senhora cantada.
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