| | | D. Dinis |
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| | | Senhor, aquel que sempre sofre mal, |
 | | | mentre mal há, nom sabe que é bem; |
 | | | e o que sofre bem sempr', outro tal |
 | | | do mal nom pode saber nulha rem; |
 | 5 | | por en querede, pois que eu, senhor, |
| | | por vós fui sempre de mal sofredor, |
 | | | que algum tempo sábia que é bem. |
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 | | | Ca o bem, senhor, nom poss'eu saber |
| | | senom per vós, per que eu o mal sei; |
 | 10 | | des i o mal non'o posso perder |
 | | | se per vós nom; e poilo bem nom hei, |
 | | | quered'ora, senhor, vel por Deus já, |
| | | que em vós pôs quanto bem no mund'há, |
| | | que o bem sábia, pois que [o] nom sei. |
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 | 15 | | Ca se nom souber algũa sazom |
| | | o bem por vós, por que eu mal sofri, |
 | | | nom tenh'eu já i se morte nom |
 | | | e vós perdedes mesura em mi; |
| | | por en querede, por Deus que vos deu |
 | 20 | | tam muito bem, que por vós sábia eu |
| | | o bem, senhor, por quanto mal sofri. |
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Nota geral: Desenvolvendo um cerrado jogo centrado na oposição mal/bem (nos vários sentidos destes termos), o trovador pede à sua senhora que lhe dê a possibilidade de conhecer o bem, já que, até àquele momento, dela só conheceu o mal.
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