| | | João Soares Coelho |
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| | | Da mia senhor, que tam mal dia vi, |
| | | como Deus sabe, mais nom direi en |
| | | ora daquesto, ca me nom convém: |
| | | nem me dê Deus bem dela, nem de si, |
| 5 | | se hoj'eu mais de bem querri'haver: |
| | | de saber o mal (e de me teer |
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| | | por seu) que mi faz; ca doo de mi |
| | | haveria e saberia bem |
| | | qual é gram coita ou quem perd'o sem. |
| 10 | | E nom me valha per quen'o perdi, |
| | | se hoj'eu mais de bem querri'haver: |
| | | de saber o mal (e de me teer |
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| | | por seu) que me faz; que tam pret'está |
| | | de mi mia morte, como veerám |
| 15 | | muitos que pois mia coita creerám. |
| | | E pero nom me valha quem mi a dá, |
| | | se hoj'eu mais de bem querri'haver: |
| | | de saber o mal (e de me teer |
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| | | por seu) que me faz; e non'o saber |
| 20 | | nunca per mi, nem pelo eu dizer! |
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Nota geral: O recurso ao encavalgamento entre as estrofes (até à finda) torna esta cantiga ao mesmo tempo fluida e sintaticamente exigente. Em termos gerais, o trovador jura que o único bem que quereria ter da sua senhora era o de ela saber o mal que lhe faz (e aceitá-lo como seu vassalo). Na finda, ele acrescenta que quereria ainda que ela o soubesse sem que ele tivesse necessidade de lho dizer.
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