| | | Afonso Anes do Cotom |
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| | | Sueir'Eanes, um vosso cantar |
| | | nos veo ora um jograr dizer, |
| | | e todos forom polo desfazer, |
| | | e punhei eu de vo-lo emparar; |
| 5 | | e travarom em que era igual; |
| | | e dix'eu que cuidávades em al, |
| | | ca vos vi sempre daquesto guardar. |
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| | | E outro trobador ar quis travar |
| | | em ũa cobra; mais por voss'amor |
| 10 | | emparei-vo-l'eu, nom vistes milhor: |
| | | "que a cobra rimava em um lugar"; |
| | | e diss'el: - Pois por que rimou aqui? |
| | | E dix'eu: - De pram, nom diss'el assi, |
| | | mais tenho que xi a errou o jograr. |
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| 15 | | E, amigos, outra rem vos direi: |
| | | polo jograr a cantiga dizer |
| | | igual, nom dev'o trobador a perder, |
| | | eu por Sueir'Eanes vo-lo hei: |
| | | ca dê'lo dia em que el trobou |
| 20 | | nunca cantar [i]gual fez nem rimou, |
| | | ca todos os seus cantares eu sei. |
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Nota geral: Este Sueiro Eanes é uma personagem que aparece satirizada por vários outros trovadores, quase sempre, como aqui, a propósito dos péssimos cantares que faria (dos quais nenhum nos chegou). Nesta cantiga, em que, para além da qualidade das trovas, se coloca a questão do plágio, Cotom toma aparentemente a defesa de Sueiro Eanes, acusando um seu jogral de lhe alterar os cantares - o que é sobretudo uma subtil e irónica maneira de insinuar que, se eles têm alguma coisa que se aproveite, o facto se fica a dever exatamente a essas alterações feitas pelo jogral.
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