General note: Rui Queimado junta-se ao coro das chacotas contra D. Estêvão, jogando aqui equivocamente com um traço que, para além da sua alegada homossexualidade, também lhe é atribuído: a sua miopia ou cegueira. Numa primeira leitura, a ideia parece ser, pois, que ele pode ver mal (os feitos - maus - dos outros) mas ouve certamente muito bem - ainda que não saibamos exatamente onde é que o trovador quer chegar com esta oposição ver/ouvir. Quanto à identidade deste D. Estêvão e ao contexto em que se insere o ciclo de cantigas que lhe são dirigidas, veja-se a nota antroponímica do v. 1 e ainda a explicação que fornecemos na Nota Geral a uma composição de Airas Peres de Vuitorom. Em ambos os manuscritos, a composição tem, no entanto, além de várias discrepâncias com termos em rima, um problema suplementar, difícil de solucionar: uma última estrofe com sete versos, quando as duas primeiras têm seis. Muito embora Rodrigues Lapa, na sua edição1, tivesse eliminado o verso 16, considerando ter sido um erro dos copistas, o certo é que não parece fazer sentido eliminá-lo. Numa anterior edição, mantivemo-lo, por isso, no lugar em que surge nos manuscritos, tal como os restantes (por não vermos qual poderíamos eliminar). Em 2021, no entanto, Ângela Correia sugeriu2 que a anomalia poderia ser corrigida se considerássemos uma finda. E é o que esta investigadora faz ao editar a cantiga, onde mantém a ordem dos versos tal como os manuscritos a apresentam, considerando finda o último verso dessa estrofe anómala. Pela nossa parte, concordando com esta solução, alterámos agora (2025) a nossa anterior edição, seguindo a sua proposta. Mas alterando em vários pontos a sua leitura dos versos (tal como explicamos e justificamos nas notas L).
References 1 Lapa, Manuel Rodrigues (1970), Cantigas d´Escarnho e de Maldizer dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, 2ª Edição, Vigo, Editorial Galaxia.
2 Correia, Ângela (2021), O outro nome de «Don Estevan»: oito sátiras trovadorescas relacionadas com Sancho II de Portugal, Lisboa, Biblioteca Nacional.
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