| | | Pero Garcia Burgalês, Anónimo |
| | | | - Senhor, eu quer'ora de vós saber, | | | | pois que vos vejo tam coitad'andar | | | | com amor, que vos nom leixa, nem vos ar | | | | leixa dormir, nem comer, | | 5 | | que farei, a que faz mal Amor, | | | | de tal guisa que nom dórmio, senhor, | | | | nem posso contra el conselh'haver? | | | | | - Pero Garcia, nom poss'eu saber | | | | como vos vós possades emparar | | 10 | | d'Amor, segundo quant'é meu cuidar, | | | | que vos nom faz muito mal sofrer; | | | | ca tanto mal mi faz a mi Amor, | | | | que se eu fosse do mundo senhor, | | | | dá-lo-ia por amor nom haver! | | | 15 | | - Senhor, direi-vos que oí dizer | | | | a quem del foi coitado gram sazom: | | | | esse me disse que por oraçom, | | | | per jajuar, per esmola fazer, | | | | ca por aquesto se partiu del Amor; | | 20 | | fazed'esto, quiçá Nostro Senhor | | | | vo-lo fará por esto perder. | | | | | - Pero Garcia, sempr'oí dizer | | | | que os conselhos bõos, bõos som; | | | | farei esso, se Deus mi perdom, | | 25 | | pois lhi per al nom posso guarecer; | | | | pois que mi tanto de mal faz Amor, | | | | rogarei muito a Nostro Senhor | | | | que mi dê mort'ou mi o faça perder. |
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| Nota geral: Esta composição é uma das raras tenções de amor que nos chegaram, a larga maioria das restantes sendo satíricas. Note-se, no entanto, que, ao contrário do habitual no género, desconhecemos quem é aqui o interlocutor de Pero Garcia Burgalês, uma vez que o trovador o interpela sempre através do vocativo genérico "Senhor". A este propósito, sugere Resende de Oliveira1 que o interlocutor de Pero Garcia poderia mesmo ser o infante Afonso (futuro Afonso X).
Referências 1 Oliveira, António Resende de (1994), Depois do espectáculo trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Edições Colibri.
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Nota geral
Descrição
Tenção de amor Cobras uníssonas (rima b dobla) Palavra(s)-rima: (v. 5 e v. 6 de cada estrofe) Amor, senhorPalavras-rima doblas (v. 1 e v. 7 de cada estrofe): saber, haver (I, II) oí dizer, perder (III, IV) (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1383, V 991
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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