Cantigas: quadro geral

 

Breve explicação

O quadro que se apresenta no documento PDF acessível através desta página tem como objetivo apresentar, de forma visualmente simples, todos autores e todas as cantigas que nos foram transmitidas pelas três grandes recolhas trovadorescas (A, B e V) e ainda os referidos pela Tavola Colocciana (C - o índice elaborado por Angelo Colocci), com a indicação do folio ou folios onde se encontra cada cantiga, o seu género, e ainda da ordem sequencial em que autores e cantigas surgem nestes quatro manuscritos. O quadro assinala ainda as lacunas de cada um dos três cancioneiros, bem como o lugar das iluminuras no Cancioneiro da Ajuda

Como desde há muito foi sinalizado, e como se verificará pela consulta deste quadro, quer os autores, quer as suas respetivas cantigas, surgem nos três cancioneiros numa sequência que, sofrendo algumas exceções, é, genericamente, muito semelhante. O mesmo se passa com a sequência de autores que encontramos na Tavola Colacciana.

Atendendo ao pouco que sabemos sobre a tradição manuscrita das cantigas galego-portuguesas, ou seja, sobre o processo da sua passagem a escrito, sobre as recolhas medievais efetuadas e sobre o posterior destino dessas mesmas recolhas, a análise atenta dos quatro principais testemunhos sobreviventes e a análise comparativa das suas semelhanças e diferenças tem sido e continua a ser um elemento central da investigação nesta área.

O quadro geral que apresentamos, ao mesmo tempo que dará ao leitor uma visão geral das cantigas que chegaram até nós (e das cantigas perdidas, atestadas pelas lacunas dos manuscritos), pretende ser também mais um instrumento de trabalho ao dispor dos especialistas.

 

Ver quadro geral das cantigas (PDF)