| | | João Airas de Santiago |
| | | | Pelo souto de Crexente | | | | ũa pastor vi andar, | | | | muit'alongada da gente, | | | | alçando voz a cantar, | | 5 | | apertando-se na saia, | | | | quando saía la raia | | | | do sol, nas ribas do Sar. | | | | | E as aves que voavam, | | | | quando saía l'alvor, | | 10 | | todas d'amores cantavam | | | | pelos ramos d'arredor; | | | | mais nom sei tal qu'i 'stevesse, | | | | que em al cuidar podesse | | | | senom todo em amor. | | | 15 | | Ali 'stivi eu mui quedo, | | | | quis falar e nom ousei, | | | | empero dix'a gram medo: | | | | - Mia senhor, falar-vos-ei | | | | um pouco, se mi ascuitardes, | | 20 | | e ir-m'hei quando mandardes, | | | | mais aqui nom [e]starei. | | | | | - Senhor, por Santa Maria, | | | | nom estedes mais aqui, | | | | mais ide-vos vossa via, | | 25 | | faredes mesura i; | | | | ca os que aqui chegarem, | | | | pois que vos aqui acharem, | | | | bem dirám que mais houv'i. |
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| Nota geral: Esta célebre pastorela de João Airas é, seguramente, um dos mais belos exemplos da arte dos trovadores. Partindo da norma usual deste género de composições (um encontro entre o trovador e uma pastora, e o subsequente diálogo entre ambos, em que o primeiro tenta seduzir a segunda), João Airas constrói, com grande sensibilidade poética e notável mestria técnica, um quadro que, sendo de locus amenus, não deixa de estar muito concretamente ancorado nas paisagens do noroeste peninsular (já que a cena se passa no "souto de Crexente", nas margens do Sar, o rio que atravessa Santiago de Compostela). Como breves linhas suplementares de leitura, o leitor poderá ter em atenção 1) na primeira parte da cantiga (correspondente às duas primeiras estrofes) o notável jogo com as aliterações na descrição de uma alvorada campestre (e um pouco fria, já que a donzela se "aperta na saia"); 2) o diálogo cortês que se processa na segunda parte (terceira e quarta estrofes), com o trovador assumindo o papel de sedutor receoso e educado, um receio que é comum à "pastora", mas, no seu caso, pelo perigo que tal encontro solitário pode significar para a sua reputação.
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Nota geral
Descrição
Pastorela Mestria Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 967, V 554
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Pelo souto de crexente Versões de Fernando Lopes-Graça
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