| | | Pero Guterres |
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| | | Todos dizem que Deus nunca pecou, |
| | | mais mortalmente o vej'eu pecar: |
| | | ca lhe vej'eu muitos desemparar |
| | | seus vassalos, que mui caro comprou; |
| 5 | | ca os leixa morrer com grand'amor, |
| | | desemparados de bem de senhor |
| | | e já com'estes mim desemparou. |
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| | | E maior pecado mortal nom sei |
| | | ca o que eu vejo fazer a Deus, |
| 10 | | ca desempara os vassalos seus |
| | | em mui gram coita d'amor qual eu hei; |
| | | e o senhor que acorrer nom quer |
| | | a seus vassalos, quando lh'é mester, |
| | | peca mortal, pois é tam alto rei. |
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| 15 | | Todo senhor, de mais rei natural, |
| | | dev'os vassalos de mort'a partir |
| | | e acorre[r]-lhes, cada que os vir |
| | | estar em coita; mais Deus nom é tal, |
| | | ca os leixa com grand'amor morrer, |
| 20 | | e, pero pode, nom lhes quer valer |
| | | e assi faz gram pecado mortal. |
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Nota geral: Como vários outros trovadores, Pero Guterres dirige aqui a sua "sátira" contra Deus, um senhor que desampara os seus vassalos. Sendo o pano de fundo da invetiva ainda o amor (Deus não acorre ao sofrimento dos que amam, e particularmente ao do trovador), note-se a muito curiosa transposição que se faz do sistema de vassalagem feudal para as relações homem/Deus. Saliente-se que, em V, toda a composição está riscada, por motivos que desconhecemos (mas que talvez se prendam exatamente com o seu tema).
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