| | | Airas Peres Vuitorom |
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| | | Dom Estêvam, tam de mal talam |
| | | sodes, que nom podedes de peior: |
| | | que já por home que vos faça amor |
| | | sol nom catades - tal preço vos dam; |
| 5 | | e, sêrvia-vos home quanto poder, |
| | | se vos desvia quam pouco xiquer, |
| | | ides log'home trager come cam. |
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| | | E tam mal dia vosco, tant'afã |
| | | e tanta coita convosc'há levar, |
| 10 | | pois nom havedes por hom'a catar, |
| | | mal serviço faz hom'em vós, de pram; |
| | | ca, se havede'la besta mester, |
| | | se vo-la home toste nom trouxer, |
| | | queredes home trager come cam. |
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| 15 | | E, Dom Estêvam, pois sodes tam |
| | | sanhudo que nom catades por quem |
| | | vos faz serviço, pois vos sanha vem, |
| | | os que vos servem nom vos servirám; |
| | | ca, se vos sanha, come sol, preser, |
| 20 | | nom cataredes home nem molher |
| | | que nom queirades trager come cam. |
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Nota geral: Nova cantiga contra D. Estêvão (certamente o mesmo a quem é dirigida a cantiga anterior do trovador), agora num traço que reaparece em várias outras composições deste ciclo, o da sua alegada homossexualidade, aliada aqui a um caráter detestável, nomeadamente para com os seus servidores que, por isso mesmo, acabariam por fazer-lhe um "mau serviço". Os versos finais de cada estrofe (que se apresentam como uma espécie de refrão) são de uma ambiguidade muito expressiva. Quanto à identidade deste D. Estêvão e ao contexto em que se insere o ciclo de cantigas que lhe são dirigidas, veja-se a explicação que fornecemos na Nota Geral à composição seguinte do trovador (bem como a nota antroponímica ao v. 1).
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