| | | Lopo Lias |
| | | | Airas Moniz, o zevrom, | | | | leixad[e] o selegom | | | | e tornad'ao albardar: | | | | andaredes i melhor | | 5 | | ca na sela rengedor; | | | | andaredes i mui bem | | | | e nom vos rengerá per rem. | | | | | Tolhede-lh'o peitoral, | | | | apertade-lh'o atafal, | | 10 | | e nom vos rengerá per rem: | | | | andaredes i melhor | | | | ca na sela rengedor; | | | | andaredes i mui bem | | | | e nom vos rengerá per rem. | | | 15 | | Podedes en bafordar | | | | e o tavlado britar, | | | | e nom vos rengerá per rem: | | | | andaredes i melhor | | | | ca na sela rengedor; | | 20 | | andaredes i mui bem | | | | e nom vos rengerá per rem. |
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| Nota geral: Mais uma composição do ciclo que D. Lopo Lias dedica aos infanções de Lemos, esta com característica de referir o nome de um deles, Airas Moniz. Na respetiva nota antroponímica fazemos uma sugestão de identificação desta personagem, mas, dado ser este um nome relativamente comum na época, a título meramente hipotético. Seja como for, o trovador aconselha-o comicamente aqui a ir de cavalo para burro. Para a contextualização e possível datação deste ciclo, veja-se a Nota Geral à primeira das suas cantigas.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Refrão Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1348, V 955
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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