Estêvão Peres Froião
Trovador medieval


Nacionalidade: Portuguesa

Notas biográficas:

Trovador português, da linhagem dos Pereira, provavelmente natural da povoação de Froião, na região de Paredes de Coura, no Alto Minho. Era filho de Pero Peres Homem, cavaleiro que esteve na conquista de Sevilha (1248). Embora não haja documentos neste sentido, é possível assim que Estêvão Peres, talvez ainda muito jovem, tenha acompanhado o seu pai, já que o seu percurso é sobretudo atestado em Castela, onde está documentado a partir dos anos finais do reinado de Afonso X (1283), mas mais particularmente no do seu filho Sancho IV e ainda no reinado seguinte de Fernando IV. De facto, tendo tomado partido pelo infante Sancho nas lutas que o herdeiro manteve com seu pai Afonso X, encontramo-lo juiz em Salamanca, meirinho-mor do mesmo infante em Leão e Astúrias (1283), e depois da subida do infante ao trono, novamente meirinho-mor de Leão e Astúrias (1287-1289). Entre 1290 e 1293 desempenha importantes missões políticas e diplomáticas ao serviço de D. Sancho IV, e a partir deste último ano ostenta ainda o título de Adiantado-mor de Leão. cargo onde o encontramos até finais de 1296, já depois da morte de Sancho IV (1295). Continua, entretanto, a desempenhar um papel de relevo na corte do seu sucessor, Fernando IV, chefiando algumas missões diplomáticas (nomeadamente junto de D. Dinis) e assinando numerosos documentos. Desaparecendo da chancelaria régia castelhana a partir de Fevereiro de 1305, deve ter morrido pouco depois1.
Foi casado duas vezes, primeiro com a portuguesa Teresa Aires Queixada, em seguida com a leonesa Maria Ramires de Cifontes, viúva de Pero Pais de Astúrias. Acrescente-se que era irmão do bispo do Porto D. Sancho Peres, que lhe deixa em testamento (1300) uma avultada quantia, ao que parece resultante de um empréstimo que o trovador teria feito ao rei português2 (muito provavelmente D. Dinis). Acrescente-se ainda que, por parte da mãe, Teresa Anes Redondo, era sobrinho do trovador, Rodrigo Anes Redondo.


Referências

1 Arbor Aldea, Mariña (2008), "Estevan Perez, merino maor por el Infante don Sancho en terra de Leon e de Asturias... Edición e anotación da súa cantiga 'Senhor, se o outro mundo pasar' (B 923, V 511)", in Revista Galega de Filoloxía, 9 .

2 Oliveira, António Resende de (1994), Depois do espectáculo trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Edições Colibri, p. 333.

Ler todas as cantigas (por ordem dos cancioneiros)


Cantigas (por ordem alfabética):


Senhor, se o outro mundo passar
Cantiga de Amor