| | | Pedro Anes Solaz |
|  | | | A que vi ontr'as amenas, | | | | Deus!, como parece bem! |  | | | E mirei-la das arenas: |  | | | des i penado me tem! | | 5 | | Eu das arenas la mirei, | | | | e des entom sempre penei. | | | | | A que vi ontr'as amenas, |  | | | Deus!, com'há bom semelhar! | | | | E mirei-la das arenas: | | 10 | | des entom me fez penar! | | | | Eu das arenas la mirei, | | | | e des entom sempre penei. | | | | | Se a nom viss'aquel dia, | | | | que se fezera de mim! | | 15 | | Mais quis Deus entom e vi-a: | | | | nunca tam fremosa vi! | | | | Eu das arenas la mirei, | | | | e des entom sempre penei. | | | | | Se a nom viss'aquel dia, | | 20 | | muito me fora melhor! | | | | Mais quis Deus entom e vi-a: | | | | mui fremosa mia senhor! | | | | Eu das arenas la mirei, | | | | e des entom sempre penei. |
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| Nota geral: Ao ver uma formosa mulher nas ameias de uma fortificação à beira-mar, o trovador apaixonou-se, e sofre desde então. Toda a composição é de uma grande originalidade, desde a construção do cenário (o trovador coloca-se em baixo, nas "areias", olhando para a dama que se encontra em cima, nas muralhas), até à utilização de uma estrutura paralelística numa cantiga de amor, o que é raro (mas não em Pedro Anes Solaz, que se serve desta estrutura em quase todas as suas cantigas, mesmo nas satíricas).
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Amor Refrão e Paralelística Cobras rima a dobla, rima b singular(Saber mais)
Fontes manuscritas
A 283, B 1220, V 825  
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
…E desde entom sempre penei Versão de Frederico de Freitas
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