João Soares Coelho


Amigo, queixum'havedes
de mi, que nom falo vosco,
e, quant'eu de vós conhosco,
nulha parte nom sabedes
5       de quam muito mal, amigo,
       sofro se falardes migo.
  
Nem de com'ameaçada
fui um dia pola ida
que a vós fui e ferida,
10nom sabedes vós en nada
       de quam muito mal, amigo,
       sofro se falardes migo.
  
Des que souberdes mandado
do mal muit'e mui sobejo
15que mi fazem, se vos vejo,
entom mi haveredes grado
       de quam muito mal, amigo,
       sofro se falardes migo.
  
E pero, se vós quiserdes
20que vos fal'e que vos veja,
sol nom cuidedes que seja,
se vós ante nom souberdes
       de quam muito mal, amigo,
       sofro se falardes migo.



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Nota geral:

Se o seu amigo se queixa de ela não falar com ele, a donzela diz-lhe que, conhecendo-o como o conhece, só pode ser porque desconhece o quanto a fazem sofrer sempre que os dois falam. Mas este sofrimento tem aqui motivos muito concretos: a violência física a que é submetida. Como relata na segunda estrofe, da última vez que foi ter com ele, foi ameaçada, e logo depois espancada. Se ele nada sabe disto, quando souber decerto compreenderá. Na última estrofe, ela não descarta a ideia de se encontrar de novo com ele. Mas só quando ele tomar conhecimento do que se passa (e estiver consciente dos riscos que ela corre).
Embora a cantiga não especifique quem é o/a autor/a das agressões, nalgumas outras cantigas de amigo que aludem a situações semelhantes, é sempre a mãe que bate na filha. De resto, no universo, geralmente entendido como idílico, das cantigas de amigo este grupo de cantigas abre-nos uma janela para as relações familiares na Idade Média, mostrando-nos também como muitos trovadores são observadores atentos (quando não críticos) do mundo que os rodeia.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amigo
Refrão
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 680, V 282

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 680

Cancioneiro da Vaticana - V 282


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas