| | | Pedro, conde de Barcelos |
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| | | Nom me poss'eu de morte defender, |
| | | pois vejo d'Amor que me quer matar |
| | | por ũa dona; mais, pois m'eu guardar |
| | | nom posso já de por dona morrer, |
| 5 | | catarei já das donas a melhor |
| | | por que, pois mi há de matar, mat'Amor. |
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| | | E pois Amor em tal guisa me tem |
| | | em seu poder que defensa nom hei |
| | | de parar morte; e pois eu certo sei |
| 10 | | que por dona a morrer me convém, |
| | | catarei já das donas a melhor |
| | | por que, pois mi há de matar, mat'Amor. |
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| | | E bem vej'eu, per qual poder em mi |
| | | Amor tomou, que nom hei defensom |
| 15 | | d'escusar mort'; e pois eu tal razom |
| | | hei por dona de prender mort'assi, |
| | | catarei já das donas a melhor |
| | | por que, pois mi há de matar, mat'Amor. |
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Nota geral: Uma vez que o trovador não se pode defender da morte que o Amor lhe quer dar e que terá por causa uma dona, escolherá então a melhor de todas para ser o veículo dessa morte. Esta é a última cantiga de amor do conde D. Pedro presente nos Cancioneiros. Como as três composições anteriores parecem nitidamente estar em sequência, é plausível que D. Pedro encerre o ciclo com uma nota otimista (um novo amor pela melhor da donas).
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