| | | João Soares Coelho |
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| | | Com'hoj'eu vivo no mundo coitado! |
| | | Nas graves coitas que hei de sofrer, |
| | | nom poderia outr'home viver; |
| | | nem eu fezera, temp'há i passado; |
| 5 | | mais quando cuid'em qual mia senhor vi, |
| | | em tanto viv'e em tanto vivi, |
| | | e tenho m'en das coitas por pagado. |
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| | | Empero quand'eu, eno meu cuidado, |
| | | cuido nas coitas que me faz haver, |
| 10 | | cuido mia mort'e querria morrer |
| | | e cuid'em como fui mal dia nado; |
| | | mais quand'ar cuid'em qual mia senhor vi, |
| | | de quantas coitas por ela sofri, |
| | | muito m'en tenho por aventurado. |
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| 15 | | E em seu bem per mi seer loado |
| | | nom há mester d'eu ende mais dizer, |
| | | ca Deus la fez[o] qual melhor fazer |
| | | soub'eno mund'; e bem maravilhado |
| | | será, quem vir a senhor que eu vi, |
| 20 | | pelo seu bem; e bem dirá per mi |
| | | que bem dev'end'a Deus a dar bom grado |
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| | | de quantas coitas por ela sofri, |
| | | - se Deus mi a mostre como a já vi |
| | | seendo com sa madre em um estrado! |
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Nota geral: Pensando no mal que sofre pela sua senhora, o trovador crê que nenhum outro homem o poderia suportar, e nem mesmo ele, tempos atrás. Mas quando pensa nela, tal como a viu no primeiro momento, e pensa na vida que tem levado, dá o seu sofrimento por bem empregado. Esta mesma dualidade reaparece na 2ª estrofe: por um lado, um sofrimento que o faz desejar a morte, por outro a imagem da sua senhora, uma imagem que tudo apaga e o faz mesmo considerar-se feliz. Na 3ª estrofe, o trovador faz o seu (tradicional) elogio, concluindo que todos os que a conhecerem acharão que ele deve agradecer a Deus os males que sofre por tal senhora. Para os dois últimos versos da finda, onde expressa o desejo de a poder ver, deixa o trovador a maior originalidade da cantiga (e um dos finais mais originais de todas as cantigas de amor que nos chegaram): o quadro familiar e muito concreto em que a imagina, sentada com sua mãe num estrado (como dizemos na nota ao último verso, nas casas nobres medievais, sobretudo as ibéricas, as damas sentavam-se habitualmente num estrado, uma superfície que se elevava um pouco do chão, sobre almofadas).
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