| | | João Soares Coelho |
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| | | Eu me coidei, u me Deus fez veer |
| | | esta senhor, contra que me nom val, |
| | | que nunca me dela verria mal: |
| | | tanto a vi fremoso parecer, |
| 5 | | e falar mans', e fremos'e tam bem |
| | | e tam de bom prez e tam de bom sem |
| | | que nunca dela mal cuidei prender. |
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| | | Esto tiv'eu que m'havi'a valer |
| | | contra ela, e todo mi ora fal, |
| 10 | | e de mais Deus; e viv'em coita tal |
| | | qual poderedes mui ced'entender |
| | | per mia morte, ca moir'e praze-m'en. |
| | | E d'al me praz: que nom sabem por quem, |
| | | nen'o podem jamais per mi saber! |
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| 15 | | Pero vos eu seu bem queira dizer |
| | | todo, nom sei, pero convosc'em al |
| | | nunca fale. Mais fezo-a Deus qual |
| | | El melhor soube no mundo fazer. |
| | | Ainda vos al direi que lh'avém: |
| 20 | | todas as outras donas nom som rem |
| | | contra ela, nem ham já de seer. |
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| | | E esta dona, poilo nom souber, |
| | | nom lhe podem, se torto nom houver, |
| | | Deus nem ar as gentes culpa põer. |
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| 25 | | Maila mia ventur'e aquestes meus |
| | | olhos ham i grande culpa e [ar] Deus |
| | | que me fezerom tal dona veer. |
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Nota geral: O trovador começa por dizer que, ao ver pela primeira vez a sua senhora, nunca pensou que dela lhe pudesse vir qualquer mal, pois o que nela viu foi beleza, uma falar suave, formoso e acertado, honra e sensatez. Qualidades que o protegeriam, pensava, mas que agora de nada lhe valem (como Deus não lhe vale), já que vive em tal sofrimento que só deseja morrer. Se essa ideia o alegra, igualmente se alegra por ninguém saber quem é a senhora, cuja identidade nunca revelará. Na 3ª estrofe, o trovador retoma o seu elogio, mas dizendo apenas que, embora não fale em mais nada, nunca poderá louvar cabalmente as suas (infinitas) qualidades, que resume dizendo que Deus a fez como a melhor coisa que soube fazer no mundo, e que, ao lado dela, todas as outras nada são nem nada jamais serão. Na 1ª finda, ele descarta qualquer responsabilidade da mesma senhora no seu sofrimento, já que ela desconhece totalmente a situação. Os verdadeiros culpadas, acrescenta na 2ª finda, são quem permitiu que ele a visse: a sua (má) sorte, os seus olhos e Deus.
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