 | | | Caldeirom ou Pero Viviães |
|  | | | Ũa donzela coitado | | | | d'amor por si me faz andar; |  | | | e em sas feituras falar |  | | | quero eu, come namorado: |  | 5 | | rostr'agud'há come forom, |  | | | barva no queix'e no granhom | | | | e o ventre grand'e inchado. | |  | | | Sobrancelhas mesturadas, | | | | grandes e mui cabeludas, |  | 10 | | sobre'los olhos merjudas; |  | | | e as tetas pendoradas |  | | | e mui grandes, per boa fé: | | | | há um palm'e meio no pé |  | | | e no cós três polegadas. | | | 15 | | A testa tem [en]rugada | | | | e os olhos encovados, |  | | | dentes pintos come dados |  | | | e a boca de passada. |  | | | Atal a fez Nostro Senhor: |  | 20 | | mui sem doit'e sem sabor, |  | | | des i mui tabr'e forçada. | |  | | | Deve-m'a [...] |
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| Nota geral: Perfeito contratexto de uma cantiga de amor, esta composição apresenta-nos o retrato em negativo, por excelência, da senhor cantada nas centenas de composições do género.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Mestria Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1619, V 1152 (C 1619) 
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Ua donzela coitado  Versão de Xurxo Romaní, Koichi Tanehashi
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