| | | Gil Peres Conde |
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| | | Jograr, três cousas havedes mester |
| | | pera cantar, de que se paguem en: |
| | | é doair'e voz e aprenderdes bem |
| | | – que de voss'o nom podedes haver |
| 5 | | nem emprestado, nem end'o poder |
| | | nom há de dar-vo-l'home nem molher. |
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| | | Se[m] ũa destas nunca bom segrel |
| | | vimos em Espanha, nem d'alhur nom vem, |
| | | e sem outra, que a todos convém: |
| 10 | | ser [de bom] sem; pois vós, jograr, trager |
| | | nom vos vej'est', e comprar nem vender |
| | | nõn'o pod'home, pero xe quiser, |
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| | | buscade per u, com'ou onde quer |
| | | hajades est'; e, jograr, se vos tem |
| 15 | | prol de trobar, terria-vos por sem |
| | | furtarde-l'a quen'o sabe fazer; |
| | | desto podedes ganhar ou perder, |
| | | tanto que x'home a verdade souber. |
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Nota geral: Conselhos a um jogral sobre os requisitos para o ofício: ter boa apresentação, boa voz, capacidade de aprender e bom senso - tudo o que alegadamente lhe faltava e que o dinheiro não pode comprar. Quanto às suas veleidades em ser trovador, a única solução seria roubar as trovas a alguém, afrontando o risco de ser descoberto. A cantiga, que faz parte do numeroso grupo de zombarias que os trovadores endereçam aos jograis, acaba por ser um curioso documento sobre a arte jogralesca.
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