| | | Pero Gomes Barroso |
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| | | Pero d'Ambroa, se Deus mi perdom, |
| | | nom vos trobei da terra d'Ultramar, |
| | | vedes por quê: ca nom achei razom |
| | | por que vos dela podesse trobar, |
| 5 | | pois i nom fostes; mais trobar-vos-ei |
| | | de muitas cousas que vos eu direi: |
| | | do que vos vós nom sabedes guardar. |
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| | | Se Deus mi valha, vedes por que nom |
| | | vos trobei d'Acri nem desse logar: |
| 10 | | porque nom virom quantos aqui som |
| | | que nunca vós passastes além mar. |
| | | E da terra u nom fostes nom sei |
| | | como vos trobe i, mais saber-vos-ei |
| | | as manhas, que vós havedes, contar. |
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| 15 | | [...] |
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Nota geral: Como vários outros trovadores do círculo de Afonso X, também Pero Gomes Barroso troça da alegada peregrinação de Pero d´Ambroa à Terra Santa, partindo de uma razom original: exatamente a da falta de originalidade de tal tema. Justificando o seu silêncio no coro de chacotas feitas, o trovador afirma simplesmente não ver motivo para fazer uma cantiga a uma viagem que não chegou a acontecer. Para a discussão do contexto político em que se inseriria este ciclo de composições, veja-se a Nota Geral à cantiga de Pedr´Amigo de Sevilha. De resto, a composição estará certamente incompleta, faltando-lhe, ao que tudo indica, pelo menos uma terceira estrofe onde o trovador contaria as "manhas" de Pero d´Ambroa, como anuncia.
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