João Soares Coelho, Lourenço


- Quem ama Deus, Lourenç', am'a verdade,
e farei-ch'entender por que o digo:
home que entençom furt'a seu amigo
 semelha ramo de deslealdade;
5e tu dizes que entenções faes
que, pois nom rimam e som desiguaes,
sei m'eu que x'as faz Joam de Guilhade.
  
- Joam Soares, ora m'ascuitade:
eu hôuvi sempre lealdade migo;
 10e quem tam gram parte houvesse sigo
em trobar com'eu hei, par caridade,
bem podia fazer tenções quaes
fossem, bem feitas; e direi-vos mais:
lá com Joam Garcia baratade.
  
  15- Pero, Lourenço, pero t'eu oía
tençom desigual e que nom rimava,
pero essa entençom de ti falava,
[o] Demo lev'esso que teu criia:
ca nom cuidei que entençom soubesses
20tam desigual fazer, nen'a fezesses;
mas sei-m'eu que x'a fez Joam Garcia.
  
- Joam Soares, par Santa Maria,
fiz eu entençom, e ben'a iguava,
com outro trobador que bem trobava,
25e de nós ambos bem feita seria;
e nom vo-lo posso eu mais jurar;
 mais se [um] trobador mig'entençar,
defender-mi-lh'hei mui bem todavia.



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Nota geral:

Atacado por João Soares Coelho, mais uma vez o jogral Lourenço vem à praça defender as suas qualidades artísticas, aqui apanhado numa espécie de fogo cruzado entre D. João Soares e João Garcia de Guilhade. Tudo por causa de uma sua anterior tenção, que João Soares acha mal feita e cuja autoria atribui por isso, não ao jogral, mas ao seu amo Guilhade. Diga-se que não é impossível que João Soares aluda aqui a uma tenção entre Guilhade e Lourenço, onde este último parece fazer, de facto, alguns dos erros apontados (eventualmente de forma propositada).
A questão, cujo caráter jocoso parece certo, prolonga-se, alias, na resposta que João de Guilhade dá a estas acusações de João Soares, ainda através da pessoa de Lourenço, numa outra cantiga que dirige ao jogral.
Note-se que esta tenção não termina com as habituais findas, pelo que é possível que esteja incompleta.



Nota geral


Descrição

Tenção
Mestria
Cobras doblas
(Saber mais)


Fontes manuscritas

V 1022

Cancioneiro da Vaticana - V 1022


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas