| | | Martim Soares |
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| | | O que conselh'a mim de m'eu quitar |
| | | de mia senhor, porque me nom faz bem, |
| | | e me por tam poderos'ora tem |
| | | de m'en partir, nunca el houv'amor |
| 5 | | qual hoj'eu hei, nem viu esta senhor |
| | | com que Amor fez a mim començar. |
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| | | Mais non'a viu e vai-mi agora dar |
| | | tal conselho, em que perde seu sem; |
| | | ca, se a vir ou lha mostrar alguém, |
| 10 | | bem me faç'eu d'atanto sabedor: |
| | | que me terrá mia morte por melhor |
| | | ca me partir do seu bem desejar. |
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| | | Ca, se el vir o seu bom semelhar, |
| | | desta dona por que mi a mi mal vem, |
| 15 | | nom m'ar terrá que m'eu possa per rem |
| | | dela partir, enquant'eu vivo for, |
| | | nem que m'end'eu tenha por devedor, |
| | | nem outr'home que tal senhor amar. |
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| | | E pois la vir, se poder-s'i guardar |
| 20 | | de lh'aviir com'end'a mim avém, |
| | | bem terrei eu que escapará en; |
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| | | mais d'ũa rem hei ora gram pavor: |
| | | des que a vir, este conselhador |
| | | de nom poder mim nem si conselhar. |
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Nota geral: O trovador começa por afirmar que quem o aconselha a desistir da sua senhora porque ela não lhe concede os seus favores, não só nunca amou como ele ama, como nunca a conheceu. Porque, se a vir, irá achar que lhe valerá mais morrer do que desistir de a desejar. Vendo a sua beleza, compreenderá como lhe é impossível afastar-se, ele ou qualquer outro que a amasse. Nas duas findas, o trovador confessa o seu receio em relação a esse conselheiro: se ele vir a sua senhora, possivelmente nem a ele nem a si mesmo saberá depois dar conselhos (ou seja, ficará igualmente subjugado).
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