| | | Juião Bolseiro, João Soares Coelho |
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| | | - Joam Soárez, de pram as melhores |
| | | terras andastes, que eu nunca vi: |
| | | d'haverdes donas por entendedores |
| | | mui fremosas, quaes sei que há i, |
| 5 | | fora razom; mais u fostes achar |
| | | d'irdes por entendedores filhar |
| | | sempre quand'amas, quando tecedores? |
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| | | - Juião, outros mais sabedores |
| | | quiserom já esto saber de mim, |
| 10 | | e em todo trobar mai[s] trobadores |
| | | que tu nom és; mais direi-t'o que vi: |
| | | vi boas donas tecer e lavrar |
| | | cordas e cintas, e vi-lhes criar, |
| | | per bõa fé, mui fremosas pastores. |
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| 15 | | - Joam Soárez, nunca vi chamada |
| | | molher ama, nas terras u andei, |
| | | se por emparament'ou por soldada |
| | | nom criou mês, e mais vos en direi: |
| | | enas terras u eu soía viver, |
| 20 | | nunca mui bõa dona vi tecer, |
| | | mais vi tecer algũa lazerada. |
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| | | - Juião, por est', outra vegada, |
| | | com outro tal trobador entencei; |
| | | fiz-lhe dizer que nom dezia nada, |
| 25 | | com'or'a ti desta tençom farei; |
| | | vi boas donas lavrar e tecer |
| | | cordas e cintas, e vi-lhes teer |
| | | mui fremosas pastores na pousada. |
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| | | - Joam Soárez, u soía viver, |
| 30 | | nom tecem donas, nem ar vi teer |
| | | berç'ant'o fog'a dona muit'honrada. |
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| | | - Juião, tu deves entender |
| | | que o mal vilam nom pode saber |
| | | de fazenda de bõa dona nada. |
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Nota geral: Esta tenção é mais uma das composições que fazem parte da célebre "questão da ama", jocosa polémica desencadeada por uma cantiga de amor na qual D. João Soares Coelho aparentemente elogiava não uma senhor ideal, mas uma ama de leite. Aqui, o jogral Juião Bolseiro dá conta do seu espanto pelo facto de um homem tão viajado e culto ter tido tal ideia. Segue-se a discussão sobre o que é ou não uma boa dona e quais as atividades que lhe são próprias. Repare-se na chamada à ordem que o trovador faz ao jogral na última finda: como é que um vilão como ele pode saber o que faz ou deixa de fazer uma boa dona? Repare-se igualmente que a tenção é, ao mesmo tempo, um interessante documento sobre a vida feminina medieval.
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