Mem Pais
Trovador medieval


Nacionalidade: Incerta

Notas biográficas:

Trovador difícil de localizar, e do qual apenas nos chegou a primeira linha de uma das três composições (satíricas, ao que se depreende) que lhe são atribuídas pela Tavola Colocciana. Resende de Oliveira1, analisando vários homónimos presentes em documentos de meados do século XIII, sugere duas hipóteses de identificação: o português Mem Pais Mafaldo, familiar do trovador Pero Mafaldo, ou o galego Mem Pais de Souto Maior ou de Candarei, cunhado do trovador Mem Rodrigues Tenoiro. Acrescentamos que, neste caso, Mem Pais poderia ser um irmão mais novo do Rodrigo Pais de Candrei, documentado entre 1214 e 1230, como vassalo do magnate galego D. Rodrigo Gomes de Trava, acompanhando-o, com um seu filho (talvez o trovador Nuno Rodrigues de Candarei), no serviço a D. Fernando III2.
Cremos, pois, que, entre as duas hipóteses de identificação avançadas por Resende de Oliveira, a hipótese de se tratar do galego Mem Pais poderá ser mais plausível, nomeadamente se atendermos ainda à cantiga que Afonso X dirige exatamente a um D. Mendo de Souto Maior, que talvez possa ser identificado com o trovador. Neste caso, um outro membro da família, este documentado nas contas de D. Sancho IV de Castela, Paio Mendes de Candarei, poderia igualmente ser seu filho.
De qualquer forma, o facto de conhecermos apenas o pequeno fragmento que os apógrafos italianos nos transmitem dificulta qualquer identificação mais rigorosa.


Referências

1 Oliveira, António Resende de (1994), Depois do espectáculo trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV, Lisboa, Edições Colibri.

2 Ron Fernández, Xavier (2005), “Carolina Michaelis e os trobadores representados no Cancioneiro da Ajuda”, in Carolina Michaelis e o Cancioneira da Ajuda hoxe, Santiago de Compostela, Xunta de Galicia, p. 146.
      Aceder à página Web


Ler todas as cantigas (por ordem dos cancioneiros)


Cantigas (por ordem alfabética):


Dizer-vos quero com'oí chufar [...]
Cantiga de Escárnio e maldizer