People referred

People referred in the cantigas

Rui de Espanha



Description

O apelido Espanha foi usado por uma linhagem de origem catalã que parece ter tido como núcleo territorial o Vale de Aran, nos Pirinéus e na fronteira francesa, mas que, em meados do século XIII, se fixou na Galiza. Rui de Espanha deverá ser um dos membros dessa linhagem, embora não tenha sido ainda possível identificá-lo com mais precisão. Note-se, no entanto, que, em 1265, um Pero d'Espanha (muito provavelmente o cavaleiro referido numa cantiga de Afonso X) está documentado em Ribadávia, em terras de Nóvoa, no nordeste da Toronha (Souto Cabo1), o que parece indicar que os Espanha poderiam, já nas primeiras décadas do século XIII, ter interesses nesta região galega, referida por D. Garcia Mendes d'Eixo na sua composição.
Acrescente-se ainda que o Vale d'Aran é um território onde se falava um dialeto específico do occitânico, próximo do gascão (e de que resulta o aranês, ainda hoje uma das línguas oficiais do território, juntamente com o castelhano e o catalão). Assim, sendo, não seria impossível que a composição de D. Garcia tenha sido escrita neste dialeto.


References

1 Souto Cabo, José António (2011), "O eco das primeiras vozes", Voz, Actas do VIII Colóquio Internacional da Secção Portuguesa da AHLM, org. Elisa Maria Oliveira Gomes da Torre, UTAD, Vila Real, Novembro de 2010 , Vila Real, p. 30.

Cantigas referring this person



Alá u nazq la Torona, Garcia Mendes de Eixo
   (In the rubrica)