People referred

People referred in the cantigas

Fernão Vasques Pimentel



Description

Rico-homem das cortes de D. Dinis e Afonso IV. Nascido por volta de 1250, era filho do segundo casamento de Vasco Martins Pimentel, com Maria Gonçalves de Portocarreiro. O seu pai foi meirinho-mor de Afonso III, mantendo-se no cargo nos primeiros anos do reinado de D. Dinis, muito embora, por desinteligências várias, se tenha exilado para a corte de Afonso X a partir de 1281, vindo a morrer dois anos depois. Seu filho Fernão deve tê-lo acompanhado, uma vez que não só se casa com uma dama da região de Zamora, D. Maria Rodrigues, como o seu nome surge nos registos de pagamento de Sancho IV de Castela, ainda em 1294. Em 1300 está, no entanto, de regresso a Portugal, aparentemente em bons termos com D. Dinis1. E em 1321, quando estala a guerra aberta entre o monarca e o seu filho D. Afonso, é um dos confirmantes do importante documento no qual D. Dinis enumera as acusações contra o infante rebelde2. Pouco depois, no entanto, como nos diz a cantiga, mudou de campo, passando a ser vassalo deste último.


References

1 Sousa, Bernardo Vasconcelos e, "Entre Portugal e Castela: percursos e destino de uma linhagem portuguesa. (os Pimentéis, séculos XIII-XIV)", in Revista da Faculdade de Letras. História, Ser. 2, vol. 15 (1998), Porto, p. 1428.
      Go to web page


2 Pizarro, José Augusto (1999), Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias 1279-1325, vol. II, Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Universidade Moderna, p. 1128.
      Go to web page


Cantigas referring this person



Come asno no mercado, João de Gaia
   (In the rubrica)