People referred

People referred in the cantigas

Elvira Anes da Maia (ou de Sousa)



Description

Filha de João Peres da Maia e Guiomar Mendes de Sousa, era, por parte da mãe, uma das netas do poderoso Conde D. Mem Gonçalves de Sousa, o Sousão. Nascida por volta de 1210, e desde 1226 à guarda da linhagem materna por morte do pai, terá sido raptada por Rui Gomes de Briteiros, talvez em 1230, com ele casando e dele tendo tido sete filhos. Acrescente-se que Leontina Ventura e Resende de Oliveira1 desconfiam da efetividade deste "rapto", que não é referido pelo Nobiliário mais antigo (o Livro Velho, que refere apenas o casamento), mas apenas pelos dois seguintes (o Livro do Deão e o do Conde D. Pedro). D. Elvira deverá ter morrido em 12582.


References

1 Ventura, Leontina e Oliveira, António Resende de (2003), "Os Briteiros (séculos XII-XIV) 4. Produção Trovadoresca", in Os Reinos Ibéricos na Idade Média. Livro de Homenagem ao Professor Doutor Humberto Carlos Baquero Moreno, coord. Luís Adão da Fonseca et al, vol. II , Porto, Livraria Civilização.

2 Pizarro, José Augusto (1999), Linhagens medievais portuguesas: genealogias e estratégias 1279-1325, vol. II, Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família da Universidade Moderna, p. 758.
      Go to web page


Cantigas referring this person


   (Line 1): Pois nom hei de Dona Elvira

Pois nom hei de Dona Elvira, Anónimo 1 or Martim Soares
   (Line 1): Pois nom hei de Dona Elvira

Pois boas donas som desemparadas, Martim Soares
   (In the rubrica)