People referred

People referred in the cantigas

D. Martinho



Description

Dado não haver certezas quanto à datação da cantiga, é difícil identificar esta personagem. Na hipótese tradicional de uma datação mais tardia, têm sido indicados vários candidatos para este D. Martinho, todos com ligações à corte do Bolonhês: o bispo de Évora homónimo (falecido em 1266), como sugeriu Carolina Michaelis1; Martim Anes, irmão do chanceler Estêvão Anes e porteiro-mor de Afonso III (falecido por volta de 1265); ou D. Martinho Giraldes, arcebispo de Braga (falecido em 1271), estes dois últimos sugeridos por Resende de Oliveira2. De qualquer forma, a cantiga pode igualmente datar da época da guerra civil, ou dos anos imediatamente seguintes, e, nesse caso, teríamos de encontrar outros candidatos (Marim Anes de Riba de Vizela, que foi alferes-mor de D. Sancho II até 1240? Martim Anes, irmão do futuro chanceler Estêvão Anes?). Torna-se difícil, na verdade, optar por um deles.


References

1 Vasconcelos, Carolina Michaëlis de (1990), Cancioneiro da Ajuda, vol. II, Lisboa, Imprensa nacional - Casa da Moeda (reimpressão da edição de Halle, 1904), p. 561.

2 Oliveira, António Resende de (2002-2003), “Rui Garcia de Paiva no escárnio Galego-Português”, Revista Portuguesa de História, t. XXXVI, vol. I .

Cantigas referring this person



O arrais de Roi Garcia, Afonso Mendes de Besteiros
   (Line 14): e pois morreu Dom Martinho,