Pesquisa no glossário → (linha 11)
| | | | | | Nuno Fernandes Torneol | | | |
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| | | | Vi eu, mia madr', andar ← | | | | as barcas eno mar, ← | | | | e moiro-me d'amor. ← | | | | | Foi eu, madre, veer ← |  | 5 | | as barcas eno lez, ← | | | | e moiro-me d'amor. ← | | | | | As barcas [e]no mar ← |  | | | e foi-las [a]guardar, ← | | | | e moiro-me d'amor. ← | | | 10 | | As barcas eno lez ← |  | | | e foi-las atender, ← | | | | e moiro-me d'amor. ← | | | | | E foi-las aguardar ← | | | | e non'o pud'achar, ← | | 15 | | e moiro-me d'amor. ← | | | | | E foi-las atender ← | | | | e non'o pud'i veer, ← | | | | e moiro-me d'amor. ← | | | | | E non'o achei i, ← | | 20 | | [o] que por meu mal vi, ← | | | | e moiro-me d'amor. ← |
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| Nota geral: Dirigindo-se à mãe, a moça conta que, vendo vir barcas no mar, foi até lá esperá-las para ver se nelas vinha o seu amigo (pelo qual morre de amor, como diz em refrão). Mas não o encontrou. Note-se que a última estrofe sai fora do esquema geral do paralelismo, até aí perfeito (deveria começar: e non´o pud´achar). Tanto é possível que seja uma variação voluntária, como é possível que seja efeito de uma tradição manuscrita deturpada (neste caso, podendo mesmo faltar uma estrofe final à cantiga).
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