Afonso X


Fui eu poer a mão noutro di-
a a ũa soldadeira no tonom,
e disse-m'ela: - Tolhed'alá, Dom
[..............................................]
5ca nom é est'a de Nostro Senhor
paixom, mais é-xe de mim, pecador,
por muito mal que me lh'eu mereci.
  
U a voz começastes, entendi
bem que nom era de Deus aquel som,
10ca os pontos del no meu coraçom
se ficarom, de guisa que log'i
cuidei morrer, e dix'assi: - Senhor,
beeito sejas tu, que sofredor
me fazes deste marteiro por ti!
  
15Quisera-m'eu fogir logo dali,
e nom vos fora mui[to] sem razom,
com medo de morrer e com al nom,
mais nom púdi, tam gram coita sofri;
e dixe log'entom: - Deus, meu Senhor,
20esta paixom sofro por teu amor,
pola tua, que sofresti por mim.
  
Nunca dê'lo dia 'm que eu naci
fui tam coitada, se Deus me perdom;
e com pavor aquesta oraçom
25comecei logo e dixe a Deus assi:
- Fel e azedo bevisti, Senhor,
por mim, mais muit'est aquesto peior
que por ti bevo, nem que acevi.
  
E por en, ai Jesu Cristo, Senhor,
30eno Juízo, quand'ante ti for,
nembre-ch'esto que por ti padeci!



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Nota geral:

A mistura do sagrado e do obsceno é a marca desta cantiga de Afonso X, na qual o rei nos dá conta do que parece ser o lamento de uma soldadeira em funções, comparando a sua "paixão" carnal à paixão de Cristo na cruz.
Infelizmente, o texto que até nós chegou está muito danificado, sobretudo na primeira estrofe, a que falta um verso, essencial para a compreensão cabal do que se segue. O resto da cantiga também não está isento de dificuldades, sobretudo de interpretação. Seja como for, note-se que a cantiga, jogando com numerosas referências musicais constitui, ao mesmo tempo, um interessante equívoco sobre os dotes musicais da soldadeira.



Nota geral


Descrição

Escárnio e Maldizer
Mestria
Cobras uníssonas
Palavra(s)-rima: (v. 5 de cada estrofe)
senhor
Finda
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 484, V 67

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 484

Cancioneiro da Vaticana - V 67


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas