| | | Caldeirom ou Pero Viviães |
| | | | Ũa donzela coitado | | | | d'amor por si me faz andar; | | | | e em sas feituras falar | | | | quero eu, come namorado: | | 5 | | rostr'agud'há come forom, | | | | barva no queix'e no granhom | | | | e o ventre grand'e inchado. | | | | | Sobrancelhas mesturadas, | | | | grandes e mui cabeludas, | | 10 | | sobre'los olhos merjudas; | | | | e as tetas pendoradas | | | | e mui grandes, per boa fé: | | | | há um palm'e meio no pé | | | | e no cós três polegadas. | | | 15 | | A testa tem [en]rugada | | | | e os olhos encovados, | | | | dentes pintos come dados | | | | e a boca de passada. | | | | Atal a fez Nostro Senhor: | | 20 | | mui sem doit'e sem sabor, | | | | des i mui tabr'e forçada. | | | | | Deve-m'a [...] |
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| Nota geral: Perfeito contratexto de uma cantiga de amor, esta composição apresenta-nos o retrato em negativo, por excelência, da senhor cantada nas centenas de composições do género.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Mestria Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1619, V 1152 (C 1619) 
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Ua donzela coitado  Versão de Xurxo Romaní, Koichi Tanehashi
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