Pero Mafaldo


Pero d'Ambroa, haveredes pesar
do que nós ora queremos fazer:
os trobadores queremos poer
que se nom faça tanto mal cantar,
5nem ar chamemos, per nẽum amor
que lh'hajamos, nulh'home trobador
senom aquel que souber [i] trobar.
  
E pesará-vos muit', eu ben'o sei,
do que vos eu direi, per bõa fé:
 10polo vilão, que vilão é,
pom or'assi em seu degred'el-rei
que se nom chame fidalgo per rem,
 senom os dentes lhi quitem por en;
e diz: "Assi o escarmentarei".
  
15Ar pesará-vo-l'o que vos disser
(est'é pesar e pesar com razom):
  ca manda el-rei que se demandar dom
o vilão ou se se chamar segrel
e jograria nom souber fazer,
20que lhi nom dê home [de] seu haver,
 mais que lhi filhem todo quant'houver.



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Nota geral:

Troça aos dotes artísticos de Pero d´Ambroa, que não sai fora da norma habitual da troça aos jograis, mas que tem a curiosa particularidade de se referir a um decreto real que alegadamente legislaria sobre as hierarquias trovadorescas (v.11 e seguintes). De facto, talvez Pero Mafaldo esteja aqui a referir-se a uma composição em provençal, a chamada Declaratio de Afonso X, composição que o trovador Giraut de Riquier compôs (provavelmente sob as diretivas reais) como resposta a uma sua anterior Suplicatio (que fe Guiraut Riquier al de Castela per nom de joglars). O trovador provençal, aquando da sua estadia na corte castelhana, entrou assim nos acesos debates que aí tinham lugar, sobre a arte de trovar e as suas hierarquias. Na referida Declaratio real, ouvimos Afonso X jocosamente legislar sobre a confusão que reinava nas hostes poéticas, atribuindo um lugar preciso a cada um. Esta composição de Pero Mafaldo, dando-nos conta das repercussões desse "debate", é, assim, um interessante documento sobre a escola trovadoresca galego-portuguesa.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 1514

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1514


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas