Cantiga referida em nota
| | | | | | João Garcia de Guilhade | | | | Translate |
| | | | Nunca [a]tam gram torto vi | | | | com'eu prendo d'um infançom, | | | | e quantos ena terra som, | | | | todo'lo têm por assi: | | 5 | | o infançom, cada que quer, | | | | vai-se deitar com sa molher | | | | e nulha rem nom dá por mi. | | | | | E já me nunca temerá, | | | | ca sempre me tev'em desdém, | | 10 | | des i ar quer sa molher bem | | | | e já sempr'i filhos fará | | | | - siquer três filhos que fiz i, | | | | filha-os todos pera si: | | | | o Demo lev'o que m'en dá! | | | 15 | | Em tam gram coita viv'hoj'eu | | | | que nom poderia maior: | | | | vai-se deitar com mia senhor | | | | e diz do leito que é seu | | | | e deita-se a dormir em paz; | | 20 | | des i, se filh'ou filha faz, | | | | nõn'o quer outorgar por meu! |
|
----- Aumentar letra ----- Diminuir letra
|
|
| Nota geral: Sátira a um infanção que, por uma vez, sai fora do tradicional ataque à sua pelintrice, para se centrar na sua vida conjugal. Guilhade queixa-se de não receber nada em troca dos serviços prestados, que incluem o de ser pai dos filhos que o infanção julga seus. De facto, o desdém que o infanção lhe vota, impede-o de ver a óbvia situação de ele ser amante da mulher (a sua senhor. como a designa, num uso irónico da terminologia trovadoresca). Para além do retrato social do nobre arrogante (e estúpido), note-se a completa inversão dos papéis do amante e do marido que o trovador aqui opera. O amante cortês, cujas aventuras amorosas dependem, em princípio, do “segredo”, reclama o direito de publicamente dar o nome a uma prole, e considera o marido legítimo como obstáculo ao reconhecimento legal dessa paternidade, expresso pelo termo jurídico “outorgar” (v. final). Com este original expediente, Guilhade volta a explorar o lado “realista” do amor cortês.
|
|
Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Mestria Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
B 1498, V 1108
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
|