João Soares Coelho


Luzia Sánchez, jazedes em gram falha
comigo, que nom fodo mais nemigalha
d'ũa vez; e, pois fodo, se Deus mi valha,
fic'end'afrontado bem por tercer dia.
5       Par Deus, Luzia Sánchez, Dona Luzia,
       se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
  
Vejo-vos jazer migo muit'aguada,
Luzia Sánchez, porque nom fodo nada;
mais se eu vos per i houvesse pagada,
10pois eu foder nom posso, peer-vos-ia.
       Par Deus, Luzia Sánchez, Dona Luzia,
       se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
  
Deu-mi o Demo esta pissuça cativa,
que já nom pode sol cospir a saíva
15e, de pram, semelha mais morta ca viva,
e se lh'ardess'a casa, nom s'ergeria.
       Par Deus, Luzia Sánchez, Dona Luzia,
       se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
  
Deitarom-vos comigo os meus pecados;
20cuidades de mi preitos tam desguisados,
cuidades dos colhões, que trag'inchados,
ca o som com foder e é com maloutia.
       Par Deus, Luzia Sánchez, Dona Luzia,
       se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.



 ----- Aumentar letra

Nota geral:

Cantiga bastante obscena, dirigida a esta Luzia Sánchez (muito provavelmente uma soldadeira), mas feita em termos do que parece ser uma jocosa e muito realista auto-derrisão: o trovador é o primeiro a confessar que, de facto, a atividade excessiva e as doenças venéreas não lhe permitem já dar uma resposta adequada à insatisfação da soldadeira. Repare-se na ironia do contraste entre a linguagem crua do refrão e o tratamento por Dona que é dado à soldadeira.
Acrescente-se que Resende de Oliveira entende a cantiga como um maldizer aposto, ou seja, uma composição dita na primeira pessoa, mas dando voz a um outro, o próprio visado. É uma hipótese alternativa de leitura, difícil de comprovar, uma vez que, neste caso, nenhuma rubrica explicativa nos elucida a este respeito.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Escárnio e maldizer
Refrão
Cobras singulares
(Saber mais)


Fontes manuscritas

V 1017

Cancioneiro da Vaticana - V 1017


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas