| | | Gonçalo Anes do Vinhal |
| | | | Ũa dona foi de pram | | | | demandar casas e pam | | | | da órdim de Sam Joam, | | | | com mínguas que havia; | | 5 | | e digo-vos que lhas dam | | | | quaes ela queria. | | | | | Das casas houve sabor, | | | | e foi tal preitejador: | | | | que foss'ende jazedor, | | 10 | | com mínguas que havia; | | | | e dam-lhas por seu amor, | | | | quaes ela queria. | | | | | Pediu-as a preito tal | | | | d'i jazer [e] nom fez al, | | 15 | | ca xi lazerava mal, | | | | com mínguas que havia; | | | | e dam-lhas do Hespital | | | | quaes ela queria. | | | | | A dona, de coraçom, | | 20 | | pediu as casas entom | | | | e mostrou esta razom: | | | | com mínguas que havia; | | | | e dam-mi-lhas da missom | | | | quaes ela queria. |
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| Nota geral: Sátira contra uma dona a quem a necessidade teria levado a ir pedir agasalho à ordem dos Hospitalários. A cantiga joga equivocamente com o caráter dessa necessidade (ou dessas mínguas, como diz o texto): nas entrelinhas percebe-se que o que lhe faltava seria antes de caráter sexual. De qualquer forma os cavaleiros de S. João do Hospital satisfizeram-na plenamente. É possível que a cantiga, pelo ataque indireto que dirige aos Hospitalários, se insira ainda no contexto da guerra civil portuguesa (1245-47) e suas sequelas, uma vez que a mudança de campo político da Ordem (de apoio Afonso III e abandono de Sancho II) parece ser o contexto principal das variadas críticas que lhe são feitas pelos trovadores portugueses exilados em Castela.
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Nota geral
Descrição
Cantiga de Escárnio e maldizer Refrão Cobras singulares (Saber mais)
Fontes manuscritas
V 1003
Versões musicais
Originais
Desconhecidas
Contrafactum
Desconhecidas
Composição/Recriação moderna
Desconhecidas
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