| | | Martim Soares |
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 | | | Maravilho-m'eu, mia senhor, |
 | | | de mim, como posso sofrer |
 | | | quanta coita me faz haver, |
| | | des que vos vi, o voss'amor; |
| 5 | | e maravilho-me log'i |
| | | de vós, por leixardes assi |
| | | voss'hom'em tal coita viver. |
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 | | | Aquesto dig'eu, mia senhor, |
 | | | por quanto vos quero dizer: |
| 10 | | porque vos fez Deus entender |
| | | de todo bem sempr'o melhor; |
| | | e a quem Deus tanto bem deu |
| | | devia-s'a nembrar do seu |
 | | | homem coitado e a doer |
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| 15 | | de tam coitado, mia senhor, |
| | | com'hoj'eu vivo, que poder |
| | | nom hei de gram coita perder |
 | | | per al já, se per vós nom for; |
| | | e se quiserdes, perderei |
| 20 | | coita per vós ou morrerei; |
 | | | ca todo é em vosso prazer. |
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| | | E a mia coita, mia senhor, |
| | | nom vo-la houvera a dizer, |
| | | ante me leixara morrer, |
 | 25 | | senom por vós, que hei pavor |
| | | de que têm, senhor, por mal |
| | | de quem a seu homem nom val, |
| | | pois poder há de lhi valer. |
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 | | | E pois vos outro bem nom fal, |
| 30 | | por Deus, nom façades atal |
 | | | torto qual oídes dizer. |
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Nota geral: O trovador começa por dizer à sua senhora que se espanta de como conseguiu suportar a dor que o seu amor lhe causa. Mas que se espanta também com o facto de ela deixar morrer assim o seu home, isto é, o seu vassalo. E até ao final da composição, o trovador vai servir-se exatamente das regras e do vocabulário do contrato feudal, sobretudo na parte relativa ao dever de ajuda, o qual implicava que o senhor tinha por obrigação socorrer os seus homens ou vassalos em perigo. Assim, uma senhora a quem Deus deu tanto discernimento, deveria lembrar-se do seu home coitado e condoer-se dele (2ª estrofe); pois só ela lhe poderá valer, estando ele disposto a fazer o que lhe der mais prazer, incluindo morrer (3ª estrofe); e se bem que ele estivesse disposto a calar a sua mágoa e a deixar-se morrer (4ª estrofe), se fala é unicamente porque receia que esta morte cause dano à sua reputação (devido ao já referido dever de ajuda). E termina pedindo-lhe que não faça esse crime. O recurso ao universo jurídico das relações de vassalagem parece ter a preferência de Martim Soares, que o retoma em várias das suas cantigas de amor.
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