| | | Fernão Garcia Esgaravunha |
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| | | Quam muit'eu am'ũa molher |
| | | non'o sabe Nostro Senhor, |
 | | | nem ar sabe quam gram pavor |
| | | hei hoj'eu dela, cuido-m'eu; |
 | 5 | | ca, se o soubesse, sei eu |
 | | | ca se doeria de mi |
| | | e nom me faria assi |
| | | querer bem a quem me mal quer. |
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 | | | Pero que dizem que negar |
 | 10 | | nom xe Lhe pode nulha rem |
 | | | que El nom sábia, sei eu bem |
| | | que aind'El nom sabe qual |
| | | bem lh'eu quero, nem sab'o mal |
| | | que m'ela por si faz haver; |
| 15 | | ca, se o soubesse, doer- |
| | | s'-ia de mi, a meu cuidar. |
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| | | Ca Deus de tal coraçom é |
| | | que, tanto que sabe que tem |
 | | | eno seu mui gram coit'alguém, |
 | 20 | | logo lhi conselho pom; |
 | | | e por esto sei eu que nom |
| | | sab'El a coita que eu hei, |
| | | nem eu nunca o creerei |
 | | | por aquesto, per bõa fé. |
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General note: O trovador, de forma algo heterodoxa, argumenta que Deus decerto desconhece ainda o grande amor que ele tem à sua senhora e também o medo que tem dela - porque, se soubesse, condoer-se-ia dele e não o faria apaixonar-se por quem lhe quer mal. E embora todos digam que nada se pode esconder a Deus, ele continua a pensar que Ele nada sabe do seu sofrimento, porque, sendo próprio de Deus ajudar todos os que sofrem, o trovador não pode acreditar que no seu caso não seja assim.
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