| | | Pedro Amigo de Sevilha |
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| | | Pero d'Ambroa, tal senhor havedes, |
 | | | que nom sei quem se dela nom pagasse |
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| | | e ajudei-vos eu, como sabedes, |
 | 5 | | escontra ela mui de bõa mente; |
 | | | e diss'ela: - Fazede-me-lh'enmente, |
 | | | ainda hoje vós migo jaredes, |
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 | | | por seu amor; ca x'anda tam coitado |
| | | que, se vós hoje migo nom jouverdes, |
 | 10 | | será sandeu; e, se o nom fezerdes, |
 | | | nom se terrá de vós por ajudado; |
 | | | mais enmentade-me-lhi ũa vegada, |
 | | | e marrei eu vosc'em vossa pousada, |
 | | | e o cativo perderá cuidado. |
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| 15 | | E já que lhi vós amor demonstrades, |
 | | | semelh'ora que lhi sodes amigo: |
 | | | jazede logo aquesta noite migo, |
 | | | e des i pois crás, u quer que o vejades, |
| | | dizede-lhi que comigo albergastes, |
 | 20 | | por seu amor, e que me lh'enmentastes, |
| | | e nom tenha que o pouc'ajudades. |
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General note: A troça a Pero d´Ambroa tem agora como tema uma senhora que ele serviria, mas da qual, pelos vistos, estaria separado, o que alegadamente o deixaria preocupado quanto à sua segurança. A cantiga é quase toda posta na boca da senhor, que pede a Pedro Amigo que passe a noite com ela, de forma a sossegar o amigo (entenda-se que o sentido "inocente" é pernoitar lá em casa). É provável que a troca de galhardetes entre Pedro Amigo e Pero d´Ambroa (são várias as cantigas que mutuamente se dirigem) tivesse como motivo a famosa soldadeira Maria Balteira.
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