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Airas Peres Vuitorom


 Pois que Dom Gómez Cura querria      ←
  com boas aves ante prender mal      ←
 ca bem com outras, nom lhi dê Deus al      ←
 erg'estes corvos, per que s'el fia;      ←
5e com qual corv'el soubess'escolher      ←
 o leixasse mal andante seer      ←
Deus, ca depois em bem tornaria.      ←
  
Com[o] el sabe [bem] d'agoiria,      ←
se houvesse bom corvo carnaçal      ←
 10ou cornelha ou águia caudal      ←
 atal qual xe Dom Gómez oía!      ←
[Com] a qual lhi leixasse Deus perder      ←
 a herdad'e o corpo e o haver,      ←
 ca todo x'el depois cobraria.      ←
  
15E pois sab'el tod'alegoria      ←
d'agoiro, quando da sa casa sal,      ←
se houvess'el ũa cornelh'atal      ←
qual x'a Dom Gómez consinaria!      ←
Com atal viss'el a casa arder      ←
20e lhi leixasse Deus morte prender      ←
sem confissom, ca pois s'ar porria;      ←
  
E com bom corvo, foss'el pois caer      ←
eno infern'e ficass'em poder      ←
do diabo, ca pois s'ar porria.      ←



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General note:

Cantiga que nos remete para o mundo das crenças e feitiçarias medievais, neste caso, o dos agoiros, ou seja, a previsão do futuro através da consulta das aves, nomeadamente corvos e águias. A cantiga, que é de leitura algo difícil nos manuscritos, dirige-se a um tal D. Gomes Cura (se a leitura do nome está correta), cuja confiança cega na virtude das aves leva o trovador a desejar-lhe uma série de desgraças, de modo a ele poder ultrapassá-las com as suas artes.



General note


Description

Cantiga de Escárnio e maldizer
Mestria
Cobras uníssonas
Finda
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Manuscript sources

B 1476, V 1087

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 1476

Cancioneiro da Vaticana - V 1087


Musical versions

Originals

Unknown

Contrafactum

Unknown

Modern Composition or Recreation

Unknown