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| | | Martim Soares |
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| | | Esta outra cantiga fez a Afons'Eanes do Cotom. Foi de maldizer aposto, em que mostrava dizendo mal de si, as manhas que o outr'havia; e diz assi.
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| | | Nostro Senhor, com'eu ando coitado ← |
| | | com estas manhas que mi quisestes dar: ← |
| | | som mui gram putanheir[o] aficado ← |
| | | e pago-me muito d'os dados jogar; ← |
| 5 | | des i ar hei mui gram sabor de morar ← |
| | | per estas ruas, vivend'apartado. ← |
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| | | Podera-m'eu bem, se foss'avegoso, ← |
| | | caer em bom prez e honrado seer; ← |
| | | mais pago-m'eu deste foder astroso ← |
| 10 | | e destas tavernas e deste bever; ← |
| | | e, pois eu já mais nom posso valer, ← |
| | | quero-m'andar per u seja viçoso. ← |
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| | | E pois eu entendo que rem nom valho, ← |
| | | nem hei por outra bondad[e] a catar, ← |
| 15 | | nom quer'eu perder este fodestalho, ← |
| | | nem estas putas nem est[e] entençar, ← |
| | | nem quer'ir per outras fronteiras andar, ← |
| | | perdend'o viç'e dando-mi trabalho. ← |
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| | | Ainda eu outras manhas havia, ← |
| 20 | | per que eu nom posso já muito valer: ← |
| | | nunca vos entro na tafularia ← |
| | | que lhi nom haja algum preit'a volver; ← |
| | | porque hei pois em gram coita [a] seer, ← |
| | | é fugir [e] guarir na putaria. ← |
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| 25 | | E pois, quando me vej[o] em meu lezer, ← |
| | | merendo logo; e pois vou mia via; ← |
| | | e leix[o] i putas de mi bem dizer, ← |
| | | e de mias manhas e de mia folia. ← |
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General note: A rubrica que antecede esta cantiga nos Cancioneiros, ao mesmo tempo que nos dá as pistas para o seu entendimento, define claramente o que é que os trovadores entendiam por maldizer aposto, um maldizer posto na boca do próprio visado. De facto, o retrato que nos apresenta esta composição, ainda que dito na primeira pessoa, não é o do trovador, mas o do seu colega Afonso Eanes do Cotom, que Martim Soares põe aqui, ironicamente, a confessar a sua vida desregrada. O final da cantiga parece aludir a uma cena concreta de desacatos numa casa de jogo de que Cotom teria sido protagonista. Acrescente-se que não é impossível que Martim Soares seguisse aqui a música de uma sua cantiga de amor, cujo incipit é quase idêntico (Nostro Senhor, como jaço coitado).
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