Antroponímia referida na cantiga: → (linha 37)
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| | | Airas Engeitado |
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| | | A rem que mi a mi mais valer ← |
| | | devia contra mia senhor ← |
| | | essa mi faz a mi peior ← |
| | | serviç': é mui gram bem querer ← |
| 5 | | e mui grand'homildade; ← |
| | | nom me vos pod'al apoer, ← |
| | | que seja com verdade, ← |
| | | nem é d'al despagada. ← |
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| | | Nunca lh'outro pesar busquei, ← |
| 10 | | senom que lhi quero gram bem, ← |
| | | e por est'em coita me tem, ← |
| | | tal que conselho nom me sei; ← |
| | | se lh'eu mal merecesse, ← |
| | | (o que lhi nom merecerei) ← |
| 15 | | u eu pouco valesse, ← |
| | | nom mi daria nada ← |
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| | | - quando m'agora rem nom dá, ← |
| | | que lhi nom sei merecer mal! ← |
| | | O meu serviço nom mi val, ← |
| 20 | | cuid'eu nunca mi bem fará; ← |
| | | mais dig'a seu marido ← |
| | | que a nom guarde de mim já, ← |
| | | ca será i falido, ← |
| | | se mi a tever guardada. ← |
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| 25 | | Torto fará, se mi a guardar, ← |
| | | ca nom vou eu u ela é; ← |
| | | e juro-vos, per bõa fé, ← |
| | | des que mi ela fez tornar, ← |
| | | nunca foi aquel dia ← |
| 30 | | que a eu visse, ca pesar ← |
| | | grande lhi creceria; ← |
| | | nem vi a sa malada ← |
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| | | que com ela sol bem estar ← |
| | | e meu mal lhi diria, ← |
| 35 | | ca éste sa privada; ← |
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| | | e se me quisess'ajudar, ← |
| | | Elvira bem faria ← |
| | | e de Deus foss'ajudada. ← |
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Nota geral: Esta curiosa cantiga de Airas Enjeitado, embora apresentando-se, à primeira vista, como uma cantiga de amor, move-se numa zona um pouco alheia às regras habituais do género. De facto, as referências muito concretas que nela são feitas ao marido e à criada da senhor transformam-na num produto híbrido, facto que não sabemos se é voluntário ou se é fruto da inabilidade ou ignorância do jogral face às regras trovadorescas. O esquema métrico é igualmente muito original, com versos agudos de 8 sílabas e graves de 6. O verso final de cada estrofe, de 7 sílabas, é uma palavra perduda - não rima com nenhum outro da estrofe, mas rimam todos entre si. Encontramos um esquema semelhante numa cantiga de Gil Peres Conde, o que parece indicar que uma delas teria "seguido" a outra.
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