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| | | João Airas de Santiago |
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| | | Tôdalas cousas eu vejo partir ← |
| | | do mund', em como soíam seer, ← |
| | | e vej'as gentes partir de fazer ← |
| | | bem que soíam, tal tempo nos vem! ← |
| 5 | | Mais nom se pod'o coraçom partir ← |
| | | do meu amigo de mi querer bem. ← |
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| | | Pero que home part'o coraçom ← |
| | | das cousas que ama, per bõa fé, ← |
| | | e parte-s'home da terra ond'é, ← |
| 10 | | e parte-s'home d'u gran[de] prol tem, ← |
| | | nom se pode parti'lo coraçom ← |
| | | do meu amigo de mi querer bem. ← |
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| | | Tôdalas cousas eu vejo mudar, ← |
| | | mudam-s'os tempos e muda-s'o al, ← |
| 15 | | muda-s'a gente em fazer bem ou mal, ← |
| | | mudam-s'os ventos e tod'outra rem, ← |
| | | mais nom se pod'o coraçom mudar ← |
| | | do meu amigo de mi querer bem. ← |
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Nota geral: Cantiga de amigo em nítido tom de sirventês moral. De facto, se formalmente estamos perante uma cantiga de amigo, temáticamente a composição afasta-se de tal maneira do género que apenas o refrão parece a ele remeter - o corpo das estrofes apresentando-se como uma interessantíssima reflexão sobre a mudança, numa notável antecipação do célebre soneto camoniano "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" (mas aqui numa versão que o refrão torna otimista). Acrescente-se que, nos Cancioneiros, a composição vem integrada na secção das cantigas de amor de João Airas e não na secção das suas cantigas de amigo, como seria de esperar, o que poderá indicar que também os compiladores se terão baralhado um pouco com o seu caráter híbrido.
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