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| | | João Airas de Santiago |
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| | | Que de bem mi ora podia fazer ← |
 | | | Deus se quisess' (e nom lhi cust'ar rem): ← |
| | | contar-mi os dias que nom passei bem ← |
| | | e dar-mi outro[s] tantos a meu prazer ← |
 | 5 | | com mia senhor; ca, se Deus mi perdom, ← |
 | | | os dias que viv'hom'a seu prazer ← |
| | | dev'a contar que viv'e outros nom. ← |
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| | | E mia vida non'a devo chamar ← |
| | | vida, mais mort', a que eu mi passei ← |
 | 10 | | sem mia senhor, ca nunca led'andei ← |
| | | e nom foi vida, mais foi gram pesar; ← |
 | | | por en sabem quantos no mundo som: ← |
| | | os dias que viv'home sem pesar ← |
| | | dev'a contar que viv'e outros nom. ← |
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| 15 | | E os dias que me sem mia senhor ← |
| | | Deus fez viver, passe[i]-os eu tam mal ← |
 | | | que nunca vi prazer de mim nem d'al ← |
 | | | e esta vida foi tam sem sabor; ← |
| | | e quen'a julgar quiser com razom, ← |
| 20 | | os dias que viv'hom'a seu sabor ← |
| | | dev'a contar que viv'e outros nom. ← |
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Nota geral: João Airas no seu melhor, partindo de uma ideia tão simples como produtiva: apenas os dias que alguém passa com gosto e alegria são verdadeira vida, os outros não contam. Assim, se o tempo que ele passa longe da sua senhora não pode considerar-se vida, mas sim morte, compreende-se o apelo inicial a que Deus o compense, dando-lhe tantos dias suplementares de prazer, quantos os que passou em tristeza, longe dela. A cantiga seguinte desenvolve uma razom semelhante.
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