Cantiga referida em nota


João Airas de Santiago


Desej'eu bem haver de mia senhor,
mais nom desej'haver bem dela tal,
por seer meu bem, que seja seu mal;
e por aquesto, par Nostro Senhor,
5nom queria que mi fezesse bem
em que perdesse do seu nulha rem,
ca nom é meu bem o que seu mal for.
  
Ante cuid'eu que o que seu mal é
 que meu mal est, e cuido gram razom;
10por en desejo no meu coraçom
haver tal bem dela, per bõa fé,
  em que nom perça rem de seu bom prez,
 nem lh'ar diga nulh'home que mal fez,
e outro bem Deus dela nom mi .
  
15E já eu muitos namorados vi
que nom davam nulha rem por haver
sas senhores mal, pois a si prazer
faziam, e por esto dig'assi:
se eu mia senhor amo polo meu
20bem e nom cato a nulha rem do seu,
nom am'eu mia senhor, mais amo mi.
  
E mal mi venha se atal fui eu,
ca, des que eu no mund'andei por seu,
amei sa prol muito mais ca de mi.



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Nota geral:

O bem e o mal (da sua senhora) estão no cerne desta excelente reflexão de João Aires sobre o amor cantado pelos trovadores (e não só). Quase à maneira de silogismo, ele diz-nos que o bem que ele deseja (obter os favores da sua senhora) nunca pode ser conseguido à custa do mal dela. O que aconteceria se ela, pelo facto de lhe conceder os seu favores, ficasse mal vista aos olhos do mundo. Assim, e porque o mal dela, como adianta na 2ª estrofe, será sempre um mal para ele, ele não pode querer um tal "bem". E se muitos há que desejam apenas obter o prazer a qualquer preço, indiferentes a tudo o resto, o trovador exprime com clareza o que pensa: quem ama com vista a um prazer puramente egoísta, não ama a outra pessoa mas ama-se apenas a si mesmo. Acima do seu próprio prazer ou interesse, diz-nos o trovador na finda, ele coloca e colocará sempre o bem e o interesse da sua senhora. É este o verdadeiro amor.



Nota geral


Descrição

Cantiga de Amor
Mestria
Cobras singulares
Finda
(Saber mais)


Fontes manuscritas

B 953, V 541

Cancioneiro da Biblioteca Nacional - B 953

Cancioneiro da Vaticana - V 541


Versões musicais

Originais

Desconhecidas

Contrafactum

Desconhecidas

Composição/Recriação moderna

Desconhecidas