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| | | João Airas de Santiago |
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| | | Desej'eu bem haver de mia senhor, ← |
| | | mais nom desej'haver bem dela tal, ← |
| | | por seer meu bem, que seja seu mal; ← |
| | | e por aquesto, par Nostro Senhor, ← |
| 5 | | nom queria que mi fezesse bem ← |
| | | em que perdesse do seu nulha rem, ← |
| | | ca nom é meu bem o que seu mal for. ← |
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| | | Ante cuid'eu que o que seu mal é ← |
| | | que meu mal est, e cuido gram razom; ← |
| 10 | | por en desejo no meu coraçom ← |
| | | haver tal bem dela, per bõa fé, ← |
| | | em que nom perça rem de seu bom prez, ← |
| | | nem lh'ar diga nulh'home que mal fez, ← |
| | | e outro bem Deus dela nom mi dé. ← |
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| 15 | | E já eu muitos namorados vi ← |
| | | que nom davam nulha rem por haver ← |
| | | sas senhores mal, pois a si prazer ← |
| | | faziam, e por esto dig'assi: ← |
| | | se eu mia senhor amo polo meu ← |
| 20 | | bem e nom cato a nulha rem do seu, ← |
| | | nom am'eu mia senhor, mais amo mi. ← |
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| | | E mal mi venha se atal fui eu, ← |
| | | ca, des que eu no mund'andei por seu, ← |
| | | amei sa prol muito mais ca de mi. ← |
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Nota geral: O bem e o mal (da sua senhora) estão no cerne desta excelente reflexão de João Aires sobre o amor cantado pelos trovadores (e não só). Quase à maneira de silogismo, ele diz-nos que o bem que ele deseja (obter os favores da sua senhora) nunca pode ser conseguido à custa do mal dela. O que aconteceria se ela, pelo facto de lhe conceder os seu favores, ficasse mal vista aos olhos do mundo. Assim, e porque o mal dela, como adianta na 2ª estrofe, será sempre um mal para ele, ele não pode querer um tal "bem". E se muitos há que desejam apenas obter o prazer a qualquer preço, indiferentes a tudo o resto, o trovador exprime com clareza o que pensa: quem ama com vista a um prazer puramente egoísta, não ama a outra pessoa mas ama-se apenas a si mesmo. Acima do seu próprio prazer ou interesse, diz-nos o trovador na finda, ele coloca e colocará sempre o bem e o interesse da sua senhora. É este o verdadeiro amor.
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