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| | | João Soares Somesso |
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| | | Muitos dizem que perderám ← |
 | | | coita d'amor sol per morrer ← |
| | | – e se verdad'é, bem estam. ← |
| | | Mais eu non'o posso creer ← |
 | 5 | | que home perderá per rem ← |
| | | coita d'amor, sem haver bem ← |
| | | da dona que lha faz haver! ← |
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 | | | E os que esto creúd'ham, ← |
| | | Deus! e que querem mais viver? ← |
| 10 | | Pois que dali bem nom estam ← |
 | | | onde querriam bem prender, ← |
 | | | em sobejo fazem mal sem; ← |
 | | | ou, de pram, amor non'os tem ← |
| | | em qual coita mi faz sofrer. ← |
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 | 15 | | Ca se eles houvessem tal ← |
| | | coita qual hoj'eu hei d'amor, ← |
 | | | ou sofressem tam muito mal ← |
| | | com'eu sofro por mia senhor, ← |
| | | hoj'haveriam a querer ← |
 | 20 | | mui mais sa morte ca 'tender ← |
 | | | de viverem tam sem sabor ← |
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 | | | com'hoj'eu viv', e nom por al. ← |
 | | | E por esto sofr'a maior ← |
| | | coita do mundo e maior mal, ← |
 | 25 | | porque nom sõo sabedor ← |
 | | | daquesto que ouço dizer. ← |
 | | | E esto me faz defender ← |
| | | de mort'e nom doutro pavor. ← |
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Nota geral: Composição que retoma um dos tópicos centrais das cantigas de amor, a morte como solução para a coita, mas reformulando-o através de uma perspetiva original. Assim, se muitos dizem que perderão o seu mal de amor quando morrerem, o trovador duvida, já que, para ele, o sofrimento só acabará quando a senhora amada ceder a esse amor. De resto, pergunta: se acreditam mesmo no que dizem, então por que razão continuam a viver? Só pode ser porque a sua dor não é assim tão forte, pelo menos tão forte como a dele. E o que torna a sua coita mais intensa é o facto de, não acreditando nessa teoria, a morte para ele não ser solução. O trovador continua a desenvolver este mesmo tema na cantiga seguinte.
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