| | | Anónimo de Santarém |
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| | | A mais fremosa de quantas vejo |
| | | em Santarém e que mais desejo, |
| | | e em que sempre cuidando sejo, |
| | | nom ch'a direi, mais direi-ch', amigo: |
| 5 | | ai Sentirigo! ai Sentirigo! |
| | | al é Alfanx'e al Seserigo! |
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| | | Ela e outra, amigo, vi-as, |
| | | se Deus me valha!, nom há dous dias! |
| | | Nom ch'a direi eu, ca o dirias |
| 10 | | e perder-t'-ias por en comigo: |
| | | ai Sentirigo! ai Sentirigo! |
| | | al é Alfanx'e al Seserigo! |
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| | | Cuidand'[en'] ela já hei perdudo |
| | | o sem, amigo, e ando mudo; |
| 15 | | e nom sei home tam entendudo |
| | | que m'hoj'entenda a por que digo: |
| | | ai Sentirigo! ai Sentirigo! |
| | | al é Alfanx'e al Seserigo! |
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Nota geral: Esta é a primeira de três cantigas em que este trovador, que permanece anónimo, canta uma sua senhora de Santarém. Em todas elas, a identidade da amada é aludida em forma de um enigma construído a partir de bairros e aldeias do termo da cidade. Desse jogo com o seu auditório, que seria talvez descodificável na época, o leitor atual só poderá compreender a jocosa intenção, e não a solução do enigma.
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